Pesquisar este blog

09 agosto 2021

MARANS Standard Francês

   O PADRÃO OFICIAL SCAF (FRANCÊS)


             DA     RAÇA DE MARANS

                                                Características dos ovos  


     Os ovos devem ser grandes, variando em tamanho de cerca de 65 gramas para uma galinha a 70-80 gramas para uma galinha adulta. Eles devem ter consistentemente uma cor marrom-avermelhada escura profundaconcha (mínimo de 4 na cartela de cores). Uma boa hora para julgar a cor do ovo de uma franga é quando o vigésimo ovo é posto. Se nesta altura nenhum ovo de cor aceitável tiver sido produzido, a ave não deve ser considerada como tendo cumprido o Padrão de Marans e deve ser abatida. Qualquer ave que atenda à cor mínima do ovo, pelo menos uma vez, é considerada como tendo o Padrão, mas não seria recomendada como ave reprodutora. Os ovos usados ​​para incubação devem atender ao tamanho e cor especificados acima.



Diâmetro do anel da perna


Galo: 22 milímetros, Galinha: 20 milímetros

Pesos

Galo: 3,5 a 4 quilos Galinha: 2,6 a 3,2 quilos                

Frango: 3,0 a 3,5 quilos     Franga : 2,2 a 2,6 quilos



                         GAMA DE COR DOS OVOS DE MARANS                                  


        A escala de cores MCF para os ovos de Marans, numerada de 1 a 9, começa a partir de um ovo branco (Leghorn, por exemplo) variando para ovos extremamente coloridos e extra-vermelhos produzidos por Marans de raça pura excepcionais.


                              A escala oficial de cores de 1 a 9:



Lenda:

1 - Ovo branco: exemplo: Leghorn, Campine, Ancona. Inaceitável.

2 - Ovo matizado: Erroneamente denominado “marrom” na maioria dos padrões de raças estrangeiras. Exemplo: Rhode Island Red. Inaceitável.

3- Ovo vermelho: pode ser um ovo de Marans mas tem uma cor insatisfatória. A cor é insuficiente quando é o ovo mais escuro posto. Insatisfatório.

4- o verdadeiro ovo de Marans extra-vermelho

A cor do ovo não é melhor que a do ovo n ° 3, mas a quantidade de pigmentos é mais significativa, sua repartição manchada é irregular, e é por isso que o ovo extra-vermelho é mais valioso. Um pouco de brilho deve sempre destacar este ovo. O ovo n ° 4, colocado sobre um fundo de faiança vermelha natural, tem que ser um pouco mais escuro.

Nota: a mesma galinha pode pôr um ovo ligeiramente mais escuro e de cor uniforme no início da postura (primeiros 20 ovos).

5 a 7 - Ovos castanho-avermelhados extra-escuros (chocolate) você pode notar o formato esférico e globular, típico do ovo de Marans, e o brilho é sempre uma propriedade extra deste ovo. Infelizmente, as galinhas que põem os ovos 7, 8 e 9 muitas vezes não atendem ao Padrão de aparência: podem ser indivíduos claros ou acanhados, ter cauda de esquilo, penas e cores impuras, etc ... A seleção dos Marans é um trabalho muito árduo e demorado. tarefa exigente.

8 e 9 - Ovos excepcionais ou antes acidentais: a cor é próxima a de um pigmento sem liga. Mais uma vez, você pode notar que tais ovos são obtidos no início da postura. É normal que os pigmentos da casca diminuam no meio do período de postura. As melhores cores da casca se estabilizam em torno de 6 e 7. Um bom estoque pode produzir uma proporção de ovos 5 e 6. A seleção drástica deve ser feita anos após anos para manter uma cor constante.

Pode-se avaliar a qualidade de uma galinha poedeira de acordo com a cor dos ovos no início da postura, após os primeiros 20 ovos, e a regularidade da cor durante a maior parte da temporada.


UMA DESCRIÇÃO DOS MARANS FOWLS

Uma ave de tamanho médio e bem construída. Plumagem perto do corpo. Dando uma impressão de força sem parecer pesado e desajeitado. Os melhores ovos devem ser muito grandes e de cor castanho-avermelhada escura .



Aparência geral

O galo

Corpo: forte, razoavelmente longo e largo, especialmente perto dos ombros, que são mantidos altos .


                     A FORMA DO CORPO

De modo geral, o corpo do galo e da galinha deve sempre se mostrar bastante poderoso. Ao mesmo tempo, este conceito nos Marans, abrange várias características desejadas que devem ser atendidas:
  • - um peito largo, bastante proeminente, nem plano nem raso
  • - abdômen completo
  • - altura média nas pernas
  • - uma boa largura nos ombros, nem acanhado nem estreito
  • - pescoço longo, bastante forte na cabeça
  • - coxas robustas
  • - uma base forte para a cauda
  • - costas bastante compridas, indicando massa
A plumagem, que nunca deve ser solta ou fofaé bastante esticada nos Marans, impossibilitando dar a impressão de um peso indesejável, ao selecionar o tipo ideal. No geral, essas características simplesmente dão a aparência de um rústico, galinha de fazenda sólida. O dorso levemente inclinado confere, no tipo ideal, um comprimento mínimo à forma do corpo que, no geral, deve se encaixar em uma forma retangular. No galo, o dorso é ligeiramente plano, ligeiramente longo e um pouco inclinado para trás. As galinhas, entretanto, têm o dorso mais horizontal que o dos galos, mas nunca deve ser muito curto.

Os desenhos aqui apresentados permitem a visualização destes vários elementos:

Perna de penas: como um pintinho

 

Como um adulto



A presença do traço das pernas emplumadas é crucial nos Marans. Constitui uma das marcas essenciais da raça.

Essa característica foi introduzida nos Marans por meio de cruzamentos com raças asiáticas do tipo Langshan. Também está presente em muitas raças, mas se expressa de maneiras diferentes de acordo com o tipo e a combinação de genes modificadores presentes no genótipo considerado. Em relação aos Marans, apenas as faces laterais das patas bem como os dois dedos da parte lateral dos pés são franjados, e isso sempre em proporção razoável. De fato, do ponto de vista de sua extensão, penas esparsas são desejadas. Quando é muito invasivo, principalmente na presença de jarretes de abutre, trai um retorno dos traços dos cruzamentos originais com o Brahma. O que é uma característica indesejada nos Marans.

Em qualquer caso, esses traços de patas emplumadas e dedos laterais do pé constituem uma característica facilmente selecionada nos Marans. Quando as aves mostram uma clara ausência de penas nas patas, elas devem ser eliminadas de um programa de reprodução 

porque eles podem gerar a perda do gene obrigatório da penugem dominante.

Mostrar indivíduos como Marans ingleses não resolve o problema. O verdadeiro Marans é o Marans original, integrando todas as características originais, incluindo “hastes emplumadas”.

Pescoço: longo, bastante forte, tendendo a curvar-se no topo em direção ao crânio; os pelos são feitos de muitas penas longas e abundantes que cobrem bem os ombros

Dorso: longo, plano, ligeiramente côncavo para trás

Sela: grande, ligeiramente levantada, mas não arredondada, coberta com muitas lancetas

Seios: fortes e grandes

Abdômen: bem desenvolvido

Asas: curtas, mantidas junto ao corpo

Cauda: forte na base, bastante curta, bastante para cima, sem ultrapassar os 45 °


                  A FORMA DA CAUDA


Um bom Marans (galos e galinhas) deve sempre ter uma cauda curta, inclinada 45 ° na horizontal, mas ainda aceitável no máximo 60 °. É a inclinação de 45 °, que é exigida na Norma. Além de 60 °, a cauda parece muito muito verticais , ea parte de trás é muito

frequentemente muito curto, e a ave não tem a massa mínima necessária para um bom Marans.

Para descrever boas caudas nos Marans é aconselhável juntar duas características essenciais, que são:

- As principais penas da cauda são mais estreitas e curtas que a média.        

Foices mais curtas que a média.        

No que diz respeito às galinhas, a cauda é larga na base (sentando-se naturalmente bem com o corpo cheio), mas deve ser vista como bastante curta e fina, com franjas firmes, sem franjas abertas. A presença de uma "cauda de leque" é um defeito sério .

Cabeça: tamanho médio, ligeiramente achatada e longa.


              A FORMA DO BICO

O bico também apresenta uma forma tipificada que tende a apontar para as raças ancestrais do Game. Os bicos devem ser, conforme indicado na Norma, fortes e levemente curvados,

ou seja, ter uma mandíbula curvada ou mais arqueada dando-lhes a impressão necessária de força e combatividade que é típica entre os verdadeiros jogos

Pente: único, de tamanho médio, de textura bastante rugosa. Extremidades afiadas. Os lóbulos não tocam a nuca

Wattles: tamanho médio, vermelho com uma textura fina

Lóbulos das orelhas: tamanho médio, vermelho e longo

A presença de lóbulos de orelha quase brancos é um defeito, um sinal de impureza genética. Isso pode resultar em seleção inadequada ou expressão atávica dos fatores recessivos para “lóbulos das orelhas brancas”.

É aconselhável notar aqui que a cor dos lóbulos das orelhas, tanto vermelha quanto branca, deve ser avaliada apenas quando os indivíduos atingem a idade adulta.

Os fatores genéticos responsáveis ​​pela cor branca ou vermelha dos lóbulos das orelhas são devidos a todo um complexo de genes associados, que até agora não foram identificados.

Marans com lóbulos de orelha brancos, ou mais simplesmente esbranquiçados, obviamente não são aceitos como padrão. Eles devem ter apenas lóbulos das orelhas vermelhos sem defeitos. Note-se que que os lóbulos das orelhas vermelhas resultou das contribuições das raças asiáticas que foram importados no final do 19 º século, enquanto a maioria das raças com orelhas brancas são descendentes essencialmente das muito antigas raças europeias e mediterrânicas.

Rosto: vermelho com ou sem penugem

Olhos: brilhantes, com íris vermelho-alaranjada

Bico: bastante forte, ligeiramente adunco e cor de chifre. Pernas: tamanho médio, com algumas penas; branco ou levemente rosa para todas as variedades, exceto para os Marans PRETO, VERMELHO-MARROM e VIDOEIRO, onde cinza ou escuro 

cinza é permitido para ambos os sexos. Quatro dedos longos e bem separados, com o externo esparsamente franzido. As garras são brancas ou cor de chifre

 A POSTURA E O TAMANHO DAS CANELAS


É muito importante manter os estoques de Marans com uma altura média em vez de um tipo alto, o que se deve em particular à presença de patas muito longas.Penas torcidas que são muito longos podem causar outros defeitos graves que talvez ligados a eles,
                 ou seja,
                       as pernas Bow
                       Bata joelhos
                       Pernas muito juntos


O comprimento das patas exigido no Standard está abaixo da média da maioria das raças, sendo possível reforçar a impressão de força e rusticidade na silhueta dos Marans ideais.
Além disso, esta desejada conformação das patas anda de mãos dadas com a posição das pernas, que devem ser bem inseridas e bem colocadas abaixo de um corpo largo e profundo.


galinha

Menor que o galo, com um corpo grande, forte e mais arredondado, uma linha posterior mais reta, um abdômen bem desenvolvido e um pente fino e reto.

             

DEFEITOS GRAVES A SEREM EVITADOS

Embora forte e robusto, o corpo dos Marans nunca deve apresentar uma conformação cúbica com o dorso muito curto, que se correlaciona com esta forma.
A forma do corpo não deve ser mostrada invertida ou mergulhada na frente.
O peito não deve cair nem cair. A linha plana e inclinada do dorso não deve formar o estilo “barco” curvo procurado em outras raças como o Barnevelder.

A forma geométrica do corpo não deve caber em um triângulo cujo pico está posicionado no nível das patas. Na verdade, esta forma é característica de   pássaros “rasos”, isto é, mostra uma clara insuficiência no volume do abdômen e do tórax.

Além disso, esta forma triangular está frequentemente relacionada com a presença de costas curtas, mesmo que não tenha a forma de “barco”. A aparência dos Marans não deve ser alta nas pernas, o que pode dar ao conjunto uma imagem indesejável de um esqueleto frágil. A cauda dos galos nunca deve mostrar a presença de foices grandes, curvas e esvoaçantes, como é exigido pelo Leghorn. Caudas além de 60 ° são muito retas ( caudas verticais) , geralmente são muito longas e incorretas.   Caudas de “esquilo” (mais de 90 °), constituem defeito intolerável e gravíssimo. Além disso, parecem estar frequentemente relacionados com uma forma insuficiente ou robustez do corpo e, por vezes, associados a um corpo inclinado ou a costas muito curtas.


                                               Desqualificações

Falta de tamanho; lóbulos de orelha brancos ou amarelos; olhos claros ou pretos; canelas pretas ou amarelas, canelas sem penas, estrutura do corpo triangular; corpo inclinado para a frente ou horizontal, ângulo da cauda acima de 60º.


            The Marans Bantam

 

Mesmos padrões e variedades das aves padrão.

Metade do tamanho dos maiores.

Diâmetro dos anéis: - torneira: 16 milímetros; galinha: 14 milímetros

Ovos a incubar: mínimo 40 gramas, casca castanho-avermelhada escura.

Galo: 1,1 quilo

Galinha: 0,9 quilo

Na França, o atual padrão da raça Marans foi corrigido em 1983 pelo MCF, para finalmente permitir a descrição da padronização das diferentes variedades, em linha com as da Comissão de Padrões e do SCAF.

No entanto, é interessante notar que as descrições oficiais não retiveram detalhes excessivos, que podem variar de uma ave para outra. Assim, os juízes podem trabalhar e os criadores podem selecionar seu estoque de reprodução com mais facilidade.

Assim, mesmo que as descrições das variedades sejam bastante detalhadas, elas retêm tolerância suficiente para respeitar a natureza e sua variabilidade.

Os e + Duckwing Golden-salmons podem variar em ser mais claros ou mais escuros, os pelos podem ser mais ou menos vermelhos, pretos ou lisos, e essas diferenças não significam que eles não pertençam geneticamente à mesma variedade.

O mesmo é válido para a variedade Brown-Red, e mais ou menos para as variedades Wheaten e Black-tailed Buff.

A natureza impõe alguma variabilidade mesmo em animais de raça pura e isso deve ser levado em consideração e não deve ser considerado uma anormalidade genética.

Assim, as criações Marans 'Standard preservam desta forma uma relativa adaptabilidade, necessária para evitar erros de julgamento e reanimar as aves Marans.


                                                    As variedades

                                                    VERMELHO ACASTANHADO 

Também chamado de Black Copper-neck, Black Copper, Copper Black & Red Birchen

 Galo

Peito vermelho avermelhado, com manchas vermelhas no peito e um triângulo de asa preta

 Galinha

Preto com marcas vermelhas no pelo, mas sem o típico laço de peito Birchen.

                                                             
                                                                                     AZUL VERMELHO

Também chamado de Blue Copper-neck, Blue Copper, Copper Blue e Blue Red Birchen


 Galo


Vermelho de peito azul, com manchas vermelhas no peito e um triângulo de asa azul

 

 Galinha


Azul com marcas vermelhas de penugem, mas sem o típico laço de peito Birchen.



                                               SILVER-CUCKOO

 Galo


A plumagem dos galos do cuco é muito mais clara do que a da galinha.

 Galinha

Plumagem de cuco bastante escura, com um padrão áspero e linhas irregulares; pêlos mais leves; escuro ou cinza claro sob a cor.


                                                   GOLDEN-CUCKOO

Cor da plumagem, como para o Crele Old English Game, ou seja, como para o Silver Cuckoo exceto que todas as áreas brancas são vermelhas / douradas, o padrão Cuckoo é ainda mais indistinto na galinha.


                                                   Branco 

 Galo e galinha

Plumagem de um branco puro, mas os pelos do galo, as lancetas e as penas dos ombros podem apresentar alguns destaques na cor palha


                                                   Wheaten


 Galo

Cabeça, lancetas e pêlos de cor vermelha dourada a marrom-avermelhada, tampas de asas vermelhas; as grandes tampas das asas formam uma barra de asa preta. Os primários pretos são orlados de marrom. As secundárias têm bordas pretas internas e bordas marrons externas, que formam uma baía de asa marrom. A parte superior do seio é preta e as partes inferiores são pretas.

 Galinha

A cabeça e os pêlos vão do vermelho-dourado ao marrom; alguns pontos pretos são permitidos. As costas, as ancas e as tampas das asas são de cor de trigo. A penugem das penas é leve e as bordas podem ser mais claras. As penas da cauda e os vôos são pretos, com bordas marrons. O peito e o abdômen são creme. A cor de fundo é esbranquiçada.


                                                       COLUMBIAN

também chamado de Luz ou Arminho 

Plumagem branca, pelos pretos atados; As penas do vôo e da cauda principal são pretas, mescladas com o branco, ou seja, como no Light Sussex.


                                                       Preto

Toda a plumagem é preta, as patas escuras são permitidas em ambos os sexos


                                               Buff de cauda Negra

 Galo

Toda a plumagem é de cor avermelhada dourada brilhante. A cabeça e os pêlos são de cor fulvo dourado brilhante, assim como as lancetas, que são ligeiramente mais escuras. As capas dos ombros e das asas são mais escuras e vermelho-mogno profundamente coloridas.

Vôos primários; preto com metade externa orlada de marrom.

Vôos secundários; marrom com metade interna debruada de preto.

Cauda preta, com algumas bordas marrons.

Na cor “salmon / buff”. Pernas branco-rosadas.

Manchas pretas nas extremidades dos pelos são uma falha.

 Galinha

Toda a plumagem é fulva / amarela e lisa. A ligeira diferença entre o pêlo e os ombros é menos contrastada do que no galo.

A cabeça e os pêlos são castanho-dourados com laços pretos nas penas do fundo, que contrastam com o pêlo de cor clara do galo.

Cauda preta com as penas principais da cauda com bordas marrons.

Vôos, haste e cor iguais ao do galo.

A cor do Buff de cauda preta é como a do New Hampshire.


                                           Birchen

(Prata Preto)

Em todos os aspectos idênticos ao Marrom Vermelho, exceto que são prateados, onde o primeiro é cor de cobre, canelas escuras são permitidas em ambos os sexos.

Não há tolerância para tonalidades douradas o adorno deve ser de um branco prateado puro.

 Galo:

Plumagem, preta revestida de prata, peito preto ou ligeiramente marcado com o arco da asa e triângulo de asa brancos e pretos

 GALINHA:

Galinha: plumagem preta no pescoço com cordões de prata, peito preto ou ligeiramente marcado com branco, mas não rendado.



                                                                Outras cores

Este grupo é reconhecido na Bélgica e atualmente está sendo avaliado pelo Comitê de Padrões da França.

O Blue-Red (Blue Copper) está atualmente com reconhecimento pendente.

Azul, Cobre Azul, Prata Azul, Azul Trigo, Búfalo Azul em todos os aspectos idêntico ao Búfalo Preto, Vermelho Marrom, Birchen, Trigo e Búfalo Preto, exceto que são Azuis onde os primeiros eram Pretos. Canelas escuras são permitidas em ambos os sexos das variedades Blue, Blue Copper e Blue Silver.

Splash, Splash Copper, Splash Silver, Splash Wheaten, White-tailed Buff em todos os aspectos idênticos ao Black, Brown Red, Birchen, Wheaten e Black-tailed Buff, exceto que eles são Splash onde os primeiros eram Black.

Salmão Dourado, plumagem de cor igual ao do tipo selvagem Vermelho-de-peito-preto / Perdiz.

Silver Salmon, cor de plumagem igual à Silver Duckwing.


                                                        Termo aditivo

  O Comitê Australiano de Padrões informou que exigia que uma pontuação de pontos fosse enviada, este desejo foi

  foi cumprido como segue

  Qualidades de tipo, carruagem e mesa 40

  Tamanho 30

  Cor e marcações 10

  Cabeça 5

  Condição 10

  Pernas e pés 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui